Apraxia

A Apraxia é a falta de ordem na transmissão motora, no controle de programação da fala e da automaticidade articulatória para uma produção voluntária. Todos os componentes que estão relacionadas ao movimento tais como, a força muscular, a sensibilidade e a coordenação motora permanecem normais, entretanto a realização do ato é involuntária.

O paciente tem redução na fala, sendo que em alguns casos a fonação continua normal. Além disso, os órgãos que estão ligados a fonação têm seus movimentos interrompidos.

 As pessoas com apraxia verbal possuem problemas com a sequência de sons nas sílabas e palavras. O problema é ocasionado com o cérebro em ter que coordenar os músculos necessários para articulação da fala.

É muito difícil, no convívio social, das pessoas entenderem o que as pessoas com apraxia diz, pois a mudança de palavras se faz presente em algumas situações e isso é um problema que pode afetar em suas relações.

O nível de Apraxia depende do grau da lesão cerebral. Sendo assim, a Central da Fonoaudiologia trabalha com profissionais que estão capacitados em atender pessoas com Apraxias. Os Fonoaudiólogos realizam atendimento em casa. Para mais informações entre em contato. Será um prazer em atendê-lo.

Obrigado pela leitura!

Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)