Deglutição Atípica

A Deglutição Atípica ocorre quando a língua ou outro músculo trabalha de maneira inadequada no momento da deglutição, fazendo com que haja uma alteração na função de engolir. Além dos problemas com os músculos, alteração no tônus, mobilidade e postura, também podem ser causadoras dessa disfunção.

A característica mais frequente em casos de deglutição atípica é o posicionamento da língua nos dentes da frente, que muitas vezes faz com que abra um espaço entre eles. Se a língua interpõe os dentes, o indivíduo pode apresentar dificuldades em articular os fonemas: T, D, N e L. Esses fonemas tem seu ponto articular nos mesmos dentes onde a língua pressiona no momento da deglutição.

Quando os músculos não têm força adequada tanto do lado direito quanto do esquerdo do rosto, o hábito de respiração pela boca é facilitado.

O papel da fonoaudiologia em pacientes com deglutição atípica é reeducar o ato de Deglutir, preparando os músculos para que consigam realizar de maneira adequada a função e, depois, adaptando os movimentos da língua na deglutição.

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes que apresentam Deglutição Atípica. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo! 

Obrigado pela leitura!

Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)