Discalculia

A discalculia, ou dificuldade de aprendizado com números, é um problema causado por má formação neurológica e não deve ser confundida com deficiência mental, défcits visuais e auditivos ou má escolarização.

O distúrbio causa incapacidade em identificar sinais matemáticos, entender medidas, valores, conceitos matemáticos, seguir sequências, classificar os números ou montar operações.

Há também outras duas patologias dentro da discalculia: o distúrbio de linguagem receptivo-auditiva aritmértica, quando o indivíduo sabe realizar cálculos, porém, possui dificuldade em raciocínio e vocabulário aritmético; no caso do distúrbio de leitura aritmética, o indivíduo tem problemas para reconhcer a grafia e aparência dos números.

A discalculia pode ser facilmente identificada, desde que os pais e professores prestem atenção ao processo de aprendizado da criança. Caso esses sinais forem apresentados, é importante que haja um acompanhamento com um psicopedagogo ou um fonoaudiólogo, pois o desenvolvimento da discalculia pode causar problemas de aprendizado permanentes na vida adulta.

Existem seis tipos de discalculia:

– Verbal: Dificuldade em nomear processos matemáticos;

– Léxica: Dificuldade em ler símbolos matemáticos;

– Gráfica: Dificuldade em escrever símbolos matemáticos;

– Ideognóstica: Dificuldade em entender processos matemáticos;

– Operacional: Dificuldade em executar operações com números;

– Practognóstica: Dificuldade de enumeração.

Obrigado pela leitura!

Equipe Central da Fonoaudiologia

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)