Dislalia

A dificuldade em articular as palavras se deve a Dislalia, pois ela é o distúrbio da fala. É caracterizada pela má pronunciação das palavras, que pode acontecer através da omissão ou da audição e  troca ou distorção dos fonemas. A pronunciação das palavras pode ser praticada de forma incorreta tanto em palavras quanto em sílabas. Dessa forma, os sintomas da Dislalia consistem em omissão, substituição ou mudanças dos sons.

Há fluidez na forma como o dislálico se comunica, entretanto é percebida a falta de coerência nas coisas que ele fala. É por isso que em alguns casos o desenvolvimento da língua é até normal, e em outros é retardado, sendo o tratamento planejado de acordo com o quadro do paciente.

Fonoaudiólogo procederá com os cuidados do indivíduo analisando a mobilidade da língua, tais como o palato, lábios; e no que se refere a audição, será verificada a qualidade com que ele ouve as palavras, pois a fala está ligada com o sistema auditivo,  em matéria de pronúncia.

A escrita também pode ser afetada, uma vez que a Dislalia substitui os fonemas. A aceitabilidade em erros relacionados com a substituição deve acontecer até os quatro anos de idade, no entanto após este período o Fonoaudiólogo deve ser consultado, a fim de que o problema não persista.

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais habilitados em Dislalia. Com os nossos Fonoaudiólogos, o tratamento pode ser realizado em domicílio. Se você quiser conhecer mais sobre os nossos serviços entre em contato conosco e agende uma consultar. Será um prazer em atendê-lo.


Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)