Distrofia Muscular

Pessoas que são acometidas com Distrofia Muscular apresentam alterações fonoaudiológicas tais como Disfagia, Disartria, Disfonia e Dispneia. Esses problemas, por sua vez, acontecem em função da atrofia, fraqueza e fadiga da musculatura. Há casos variados de idade em que se apresentam. Alguns recém-nascidos e até mesmo pessoas com idades mais avançadas podem ser diagnosticadas com a Distrofia.

Os profissionais da área de Fonoaudiologia acompanham muitas vezes os sintomas de Disfagia Orofaríngea, que está ligada a falta de capacidade em mastigar os alimentos. Outros sintomas podem ser ocasionados pela Distrofia Muscular, o enfraquecimento nos músculos respiratórios, junto dos distúrbios da mobilidade esofágica e a letargia no esvaziamento gástrico podem culminar em pneumonia aspirativa.

A fraqueza muscular na língua, conhecido como hipotonia, é a válvula que faz com que a fala fique lenta, laboriosa e truncada. O tratamento por meio da adaptação do paciente à Motricidade Oral é uma das melhores formas de reabilitação. Além disso, as orientações dadas tanto aos pacientes quanto aos cuidadores e familiares podem fazer do processo de recuperação algo menos traumático.

A Central da Fonoaudiologia atua com profissionais especializados em Motricidade Oral. Os Fonoaudiólogos realizam tratamentos em domicílio a fim de preservar o conforto dos pacientes. Para mais informações entre em contato com a Central da Fonoaudiologia, pois teremos um prazer em atendê-lo.

Obrigado pela leitura!

Atenciosamente,

Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)