Edema de Reinke

O espaço de Reinke está localizado em uma região abaixo do epitélio da mucosa das pregas vocais, quando esse espaço fica com acúmulo de líquido, ocorre o Edema de Reinke e conforme o líquido se acumula, o espaço alarga.

Não se tem pesquisas com estatísticas concretas, porém, o Edema de Reinke é uma doença mais comum em pessoas que fumam. O tabagismo causa uma irritação intensa e crônica que leva ao edema, tendo como principal sintoma a rouquidão. No início é sem grande frequência, mas com o tempo, torna-se crônico e progressivo.

Um dos maiores estimulantes para a patologia é o refluxo gastroesofágico que gera pigarros e sensações de que existe algo preso na garganta.

Há a possibilidade, se o edema for muito grande, de a laringe fechar completamente, causando insuficiência respiratória.

Tratamento pela Fonoaudiologia

O papel do fonoaudiólogo em casos de edema de reinke é estimular, através de exercícios, a absorção do líquido pelo próprio organismo, para controlar a doença, visto que ainda não existe nenhum tratamento clínico.

Central da Fonoaudiologia realiza atendimento em domicílio. Para que você possa saber mais entre em contato por meio de nosso telefone ou acesse o site e conheça mais sobre nossos Fonoaudiólogos.

  

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)