O distúrbio causa incapacidade em identificar sinais matemáticos, entender medidas, valores, conceitos matemáticos, seguir sequências, classificar os números ou montar operações.
Há também outras duas patologias dentro da discalculia: o distúrbio de linguagem receptivo-auditiva aritmértica, quando o indivíduo sabe realizar cálculos, porém, possui dificuldade em raciocínio e vocabulário aritmético; no caso do distúrbio de leitura aritmética, o indivíduo tem problemas para reconhcer a grafia e aparência dos números.
A discalculia pode ser facilmente identificada, desde que os pais e professores prestem atenção ao processo de aprendizado da criança. Caso esses sinais forem apresentados, é importante que haja um acompanhamento com um psicopedagogo ou um fonoaudiólogo, pois o desenvolvimento da discalculia pode causar problemas de aprendizado permanentes na vida adulta.
Existem seis tipos de discalculia:
– Verbal: Dificuldade em nomear processos matemáticos;
– Léxica: Dificuldade em ler símbolos matemáticos;
– Gráfica: Dificuldade em escrever símbolos matemáticos;
– Ideognóstica: Dificuldade em entender processos matemáticos;
– Operacional: Dificuldade em executar operações com números;
– Practognóstica: Dificuldade de enumeração.
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Equipe Central da Fonoaudiologia