Esclerose Lateral Amiotrófica

Doença degenerativa e progressiva, a Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A.), leva a morte de neurônios motores que controlam os músculos dos membros superiores e inferiores, região orofacial e laringe.

Quando a ELA está em estágio evolutivo, ocorre uma disfunção das musculaturas da face e respiratória, devido à morte dos neurônios motores. Essa patologia ocasiona no paciente a disartria, disfonia e disfagia.

A Disfagia, principalmente em pacientes com ELA, é preocupante e deve ser avaliada pela fonoaudiologia logo no início, e tratada para não causar problemas secundários como a desnutrição e desidratação, além de complicações pulmonares. O fonoaudiólogo utilizará de estratégias como a mudança na consistência do alimento para que o paciente não deixe de se alimentar.

Se o alimento for para uma via oral diferente do normal, o indivíduo poderá apresentar um quadro de pneumonia aspirativa. Por isso é importante que os sinais e sintomas sejam diagnosticados rapidamente, assim o paciente não terá maiores complicações.

Central da Fonoaudiologia possui tratamento para disfagia, por decorrência de Esclerose Lateral Amiotrófica. O fonoaudiólogo irá diagnosticar, prevenir e aplicar o tratamento de acordo com a necessidade do paciente.

Obrigado pela leitura!

Equipe Central da Fisioterapia

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)