Fonoaudiologia para idosos

Envelhecer é uma consequência do tempo, todos nós um dia ficaremos velhos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa é considerada idosa quando atinge seus 60 anos. Ela pode chegar a essa idade e ultrapassá-la, com ou sem saúde, pois são muitos os fatores que interferem nessa condição.

O envelhecimento saudável depende da interação entre: saúde física e mental, independência na vida diária e econômica, integração com a sociedade e suporte da família. Quando estes fatores estão equilibrados, o idoso consegue ter uma boa qualidade de vida, o que não significa a ausência de problemas ou doenças que podem ser controladas e tratadas. 

A comunicação é um grande fator para que o idoso tenha interação social, independência, autonomia, bem estar e felicidade, e envolve habilidades como:

• Audição e visão;

• Articulação das palavras e escrever;

• Atenção, planejamento, memória e iniciativa;

• Utilização correta das palavras nos diferentes contextos.

Em idosos, áreas como a voz, audição, atenção, memória e linguagem são afetadas devido ao envelhecimento.

Outro fator que é afetado por causa da idade avançada é a deglutição. A disfagia é um distúrbio que afeta qualquer parte do sistema digestivo e se apresenta como sintoma de diversas doenças comuns que prevalecem em idosos como: Alzheimer, Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (derrame), Câncer de cabeça ou pescoço e outras.

A pessoa com disfagia apresenta problemas como:

• Desidratação;

• Desnutrição;

• Pneumonia;

• Asfixia por alimentos.

Os sintomas apresentados, na maioria das vezes são:

• Sensação de alimento parado na garganta;

• Engasgo.

Tratamento de Fonoaudiologia 

O tratamento da linguagem em idosos é mais complexo, pois à vezes as alterações são causadas a partir de doenças como Alzheimer ou Parkinson. A meta do fonoaudiólogo é desenvolver estratégias que ajudem a aprimorar as interações sociais estimulantes.

Os idosos podem e devem readquirir o controle de suas vidas e fazer atividades criativas. Ao serem inseridos em grupos familiares e sociais, eles têm a oportunidade de realizar troca de experiências que favoreçam o desenvolvimento pessoal, criando novas possibilidades de abordagem de seus problemas. O tratamento para disfagia tem como objetivo a reabilitação da deglutição, a partir da adaptação da consistência dos alimentos.

Central da Fonoaudiologia possui profissionais que tratam distúrbios de Linguagem e Disfagia. O atendimento pode ser realizado em casa. Entre em contato conosco e marque uma consulta. Teremos prazer em atendê-lo.

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)