Bruxismo

O Bruximo é o hábito de apertar e ranger os dentes, o que causa distúrbios da articulação têmporo-mandibular, fortes dores de cabeça e desgaste dos dentes. Calcula-se que cerca de 15% da população sofra com a doença.

Os sintomas ocorrem a qualquer momento, sendo o ranger dos dentes mais comum durante o sono e o hábito apertá-los, durante o dia. A maior parte dos pacientes com bruxismo só percebe a condição se prestar atenção na própria tensão muscular, portanto, muitos diagnósticos são feitos depois que já houve complicações.

A principal causa é o estresse, presente em todos os casos já analisados. O alinhamento incorreto dos dentes e fechamento incorreto da boca também são fatores presentes em muitos casos, mas sem o estresse, não causam bruxismo.

As complicações são as dores de cabeça tensionais, causadas pela contração dos músculos da mastigação; a dor excessiva e desgaste dos dentes, que em casos mais graves pode chegar à gengiva; e a dor na articulação da mandíbula, que causa travamento, estalos e restrição da abertura da boca.

O primeiro passo é diminuir a tensão psicológica, com auxílio de exercícios de relaxamento, ioga e esportes. É importante também que o fechamento da boca seja perfeito, para que não haja atrito entre os dentes de cima e de baixo.

O instrumento utilizado para o alinhamento é uma placa de acrílico usada na arcada dental durante a noite, pois distribui força muscular em todos os dentes.

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes com bruxismo. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!

Obrigado pela leitura!
Atenciosamente,
Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)