Doenças respiratórias

A rinite alérgica é uma doença que atinge entre 10 e 25% da população e causa obstrução nasal, coriza transparente, diminuição do olfato e respiração pela boca. O que nem todos sabem é que o tratamento da rinite pela fonoaudiologia não só resolve esse problema, mas também diminui consideravelmente os casos de asma.

Fonoaudiólogos afirmam que 80% dos asmáticos também possuem rinite alérgica e vice versa, sendo uma patologia causada pela outra. Entretanto, a asma é uma doença inflamatória que atinge os pulmões, bem mais grave que a rinite e às vezes letal.

O tratamento pela fonoaudiologia consiste em incentivar a respiração nasal, pois esse método purifica o ar antes de chegar aos pulmões por meio de umidificação, filtração e aquecimento. Segundo as pesquisas mostram, é eficiente por ser uma terapêutica, sem utilização de medicamentos contra as patologias, apenas exercícios.

Por enquanto, a fonoaudiologia ainda é utilizada como aliada dos procedimentos tradicionais de combate à rinite, como a inalação nasal do dipropionato beclometasona (antiinflamatório usado no tratamento de asma e rinite, conhecido como Clenil).

Obrigado pela leitura!
Atenciosamente,
Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)