Fonoaudiologia no Pré e Pós Cirurgia Bariátrica

Pessoas com sobrepeso geralmente possuem problemas com a mastigação, pois não trituram adequadamente o alimento, causando má digestão.

O paciente que opta por se submeter a uma cirurgia bariátrica deve levar em conta algumas recomendações do fonoaudiólogo quanto ao pré e também pós-operatório, já que o fato de não mastigar corretamente pode dificultar a adaptação à cirurgia, fazendo com que ocorram engasgos devido a trituração reduzida dos alimentos, o que faz com que o bolo alimentar chegue ao estômago quase que da mesma forma que estava na cavidade oral.

O auxílio do fonoaudiólogo no pré-operatório da cirurgia bariátrica vem sendo cada dia mais requerido, pois este avalia e orienta o paciente a fim de evitar episódios de vômitos, refluxos e engasgos, passando maior segurança. No pós-operatório a maioria dos pacientes neste quadro precisa aprender a mastigar.

Como a cirurgia causa flacidez não só no corpo, como na face, a fonoaudiologia pode auxiliar também no fator estético, estimulando o paciente na prática de exercícios de motrocidade oral.

É natural que após a redução do estômago, haja uma mudança nos hábitos alimentares, obrigando o paciente a ingerir pequenas quantidades de alimento e ainda assim, devidamente mastigados.

Daí a importância do fonoaudiólogo para orientar e avaliar as dificuldades ligadas à fonação e deglutição, para que possa adequar e amenizar alterações do equilíbrio das forças musculares e do pescoço, por meio da correção da postura, da respiração, deglutição e fala. O Atendimento do fonoaudiólogo é indispensável.

A Central da fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados no tratamento de pacientes durante o pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica. Para maiores informações, entre em contato conosco.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)