Atrofia de Múltiplos Sistemas (AMS)

A Atrofia de Múltiplos Sistemas também conhecida como Degeneração Estriatonigral, Atrofia Olivopontocerebelar ou Síndrome de Shy-Dragger, é uma doença neurodegenerativa que afeta diversos sistemas vitais como a respiração, deglutição e fala.

Rara, ocorre normalmente em pessoas de meia idade e é caracterizada pela presença de sinais de Mal de Parkinson, sendo facilmente confundida com esta doença. Entretanto, o surgimento de disartria e disfagia no primeiro ano da manifestação parkinsoniana sugere fortemente o diagnóstico de AMS.

É importante estar atento aos sintomas, que podem aparecer em várias combinações:

* perda de equilíbrio e coordenação;

* dificuldade de andar;

* dificuldade ao se alimentar (mastigação/deglutição) com tosse e engasgos;

* riscos de aspiração.

A falta de assistência multidisciplinar, ou seja, o tratamento com especialistas de diversas áreas, com a atenção exigida pela doença, pode até levar ao óbito. Portanto, é importante que o paciente neste quadro receba o acompanhamento fonoaudiológico, fisioterapêutico, psicológico e geriátrico.

Como o tratamento farmacológico é limitado, um dos remédios mais receitados serve especialmente para tratamento do Mal de Parkinson, então pouco adianta, visto que auxilia somente no estágio inicial da AMS.

Se você conhece algum parente, conhecido ou amigo que apresente os sintomas citados somados à incapacidade de expressão através da musculatura facial, fala modificada (robotizada, lenta, diferente do habitual), dificuldade na realização de gestos, é hora de recomendar uma visita ao médico. Esteja atento. 

Central da Fonoaudiologia para Atrofia de Múltiplos Sistemas

A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais especializados em Atrofias Olivopontocerebelares e interessados a levar aos nossos pacientes melhor qualidade de vida, no tratamento domiciliar com conforto e segurança. Para saber mais, entre em contato conosco e agende uma pré-consulta grátis.

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)