Paralisia de Pregas Vocais

Podendo ser causada por uma doença cerebral (tumores ou AVE) ou por lesões nos nervos na laringe, a paralisia de pregas vocais ocorre quando o músculo fica incapacitado de controlar as cordas vocais.

A patologia faz com que os alimentos sólidos e líquidos vão para a traqueia e pulmões, afetando a Deglutição, assim como a fala e a respiração. A voz fica rouca em casos em que apenas uma prega vocal paralisa. A respiração não é totalmente afetada, pois a prega que não está paralisada abre o suficiente.

No entanto, os indivíduos que têm as duas pregas paralisadas, ficam com a respiração obstruída, devido o pequeno espaço entre elas. A voz fica um pouco sem força, mas continua sendo emitida. 

Tratamento pela Fonoaudiologia

Existem tratamentos diferentes para a paralisia de pregas vocais, pois dependerá da causa e da gravidade dos sintomas. Em alguns casos a cirurgia não se fará necessária no começo da doença. São utilizadas injeções de substâncias colágenas e fonoaudiologia. O profissional fonoaudiólogo ensinará métodos para não gastar a voz enquanto os nervos se curam. Além dos exercícios, são feitas atividades para fortalecer as pregas, melhorar a respiração, evitar tensões anormais e proteger a entrada de ar no momento da deglutição. 

Central da Fonoaudiologia realiza atendimento em domicílio. Para que você possa saber mais entre em contato por meio de nosso telefone ou acesse o site e conheça mais sobre nossos Fonoaudiólogos.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)