Parkinson

O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso, na maioria das vezes, dos idosos. A função mais afetada é a motora, além de prejudicar a linguagem, causar distúrbios neuromotores, dificultando a fala e a voz e, causar dificuldade de Deglutição.

A deglutição, por envolver mecanismos motores, sofre alterações que podem aparecer nos sintomas da doença, como a Disfagia (dificuldade de deglutição).

A disfagia faz com que o paciente com Mal de Parkinson tenha dificuldades de mastigar, dependência na alimentação, ausência de sinais involuntários durante a mastigação, alterações na mobilidade da língua e outros. Os sintomas que o idoso apresenta são rigidez muscular durante a mastigação, escape de saliva, tosse e possível penetração e aspiração do alimento.

Se o Fonoaudiólogo detectar precocemente a disfagia, a possibilidade de o paciente recuperar a função da deglutição é grande. O profissional elabora o tratamento específico para cada paciente e, com a ajuda dos familiares, inicia exercícios que envolvam as articulações, deglutição e fonação.

Interessou-se pelo assunto? Leia também: Fonoaudilogia trata distúrbios de voz causados pelo Parkinson 

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes com Mal de Parkinson que apresentam disfagia.

Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!  

Obrigado pela leitura!

Equipe Central da Fonoaudiologia

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)