Parkinson

O Mal de Parkinson é um distúrbio nervoso que geralmente acomete pessoas com mais de 50 anos.
Começa quando as células nervosas do cérebro, responsáveis por produzir a substância química dopamina que controlam os movimentos nervosos, começam a ser destruídas aos poucos. Sem a produção de dopamina, as células ficam impossibilitadas de enviar mensagens corretamente e por consequência, o indivíduo começa a perder funções musculares.

O Mal de Parkinson causa diversas alterações motoras, entre elas: Tremor, Rigidez, Lentidão dos movimentos e Instabilidade Postural que, consequentemente, acometem danos na comunicação e na capacidade de Deglutição.

A dificuldade na comunicação ocorre devido à redução de movimentos dos músculos que controlam os órgãos responsáveis pela produção e articulação dos sons, deixando a fala pouco articulada por causa da rigidez nos músculos do maxilar.

O Fonoaudiólogo trabalha os distúrbios de Voz e Linguagem de pessoas com Mal de Parkinson que tiveram sua comunicação afetada. Com massagens na região do rosto, pescoço e ombros, o profissional estimula os músculos para que relaxem. Orienta o paciente a mover a cabeça para baixo e para cima, virar para a direita e para a esquerda, beber bastante água para umedecer as cordas vocais e, a falar mais devagar, que com a ajuda do profissional reforça a articulação das palavras.

Central da Fonoaudiologia conta com profissionais especializados para realizar tratamento em pacientes com Mal de Parkinson. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo! 

 

Obrigado pela leitura!

Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)