Síndrome de Down

A síndrome de down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética que ocorre durante a divisão celular. Nesses casos, em vez de dois cromossomos 21, o indivíduo possui três.

O papel do fonoaudiólogo no tratamento de pacientes com síndrome de down é essencial para a estimulação da linguagem e da fala. Além disso, auxilia no desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Embora a doença seja classificada como uma doença mental, não compromete a possibilidade de aprendizado.

É recomendável que os tratamentos sejam iniciados desde cedo, mais especificamente com bebês, pois instiga o desejo de comunicação na criança e amplia as possibilidades de integração social.

O modo como o tratamento é realizado depende da necessidade de cada criança, pois nem todos os portadores de síndrome de down possuem as mesmas dificuldades. Primeiramente são trabalhadas a fala, a audição, a deglutição e a respiração. O próximo passo é trabalhar as funções percepto-cognitivas, a partir de estímulos a leitura, escrita e percepção áudio-visual.

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)