Sistema Auditivo

Sendo um dos cinco sentidos, a audição é parcialmente responsável pelo equilíbrio do corpo, pois nossos ouvidos além de perceberem os sons, também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos.

sistema auditivo é composto por três estruturas: orelha externa, orelha média e orelha interna. Por termos uma orelha de cada lado da cabeça, conseguimos identificar a que distância está o emissor do som e são elas que captam e concentram as ondas sonoras, passando-as para a as orelhas médias (parte interna), onde a vibração do ar faz vibrar nossos tímpanos.

Na fonoaudiologia, a área especializada por tratar do sistema auditivo e das doenças e patologias que podem afetá-lo, chama-se audiologia. A audiologia estuda justamente a audição e sons, e o fonoaudiólogo especializado nesse ramo, abordará a utilidade prática da capacidade auditiva, no intuito de aumentar a habilidade das deficiências auditivas, auxiliando o paciente nas situações do dia a dia.

Portanto, o audilogista diagnostica, prognostica, estabelece tratamentos e também trabalha na prevenção da perda da audição com o auxílio de outros profissionais, avaliando caso a caso.

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)