Trismo

As contraturas dolorosas dos músculos que ficam localizados na região da mandíbula podem ser Trismo, que é a incapacidade de abrir a boca adequadamente em função de dores nessa região. Essa condição está associada a problemas de Articulação Temporomandibular (ATM).

Pessoas que tiveram câncer de cabeça e pescoço, e que tenham realizado o tratamento, podem apresentar, subsequentemente, o trismo como sequela. Dessa forma, são muitos os fatores que contribuem para o desenvolvimento do distúrbio, alguns deles podem ser a extensão do tumor, a fibrose causada pela radioterapia e o trauma cirúrgico.

A boca, junto com o sistema muscular, é considerada saudável quando o indivíduo consegue fazer uma abertura maior que 35 mm, equivalente a colocar três dedos juntos (indicador, dedo médio e anelar) entre os dentes incisivos.  Caso a abertura seja menor, a exposição a dificuldades alimentares como a mastigação, por exemplo, pode contribuir para a má qualidade de vida do acometido. Além disso, em casos mais graves, podem ser apresentado distúrbios de fala; impossibilidade de higiene bucal; transtorno nos tratamentos dentários, entre outros.

Central da Fonoaudiologia para Trismo

O trismo é classificado como disfunção de Articulação Temporomandibular (ATM) que pode ser tratado através da Central da Fonoaudiologia. Nossos profissionais são especializados em tratar pacientes que estejam com esse problema. Procure atendimento ou se precisar de mais informações sobre Fonoaudiologia ou sobre a Central da Fonoaudiologia, entre em contato conosco. Teremos prazer em atendê-lo!

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)