Distúrbios e Escrita

Diferentemente da escrita, que requer um grau de aprendizado maior do que a linguagem oral, a fala, por sua vez, desenvolve-se desde o nascimento da criança. Isso faz com que ela aprenda de forma funcional como se comunicar com outras pessoas. É a partir dos 5 e 7 anos que é dado início ao processo de conhecimento formal da língua escrita. Mesmo que tenham formas diferentes no processo de utilização e de manuseio de ambos, há pontos em que se combinam.

O que varia entre uma criança e outra é o desenvolvimento em si, pois, desde o começo, o contato familiar com a linguagem escrita, a convivência com a literatura influenciarão no na linguagem escrita. Entretanto, há crianças que, desde o início de seu crescimento, apresentam dificuldades ou distúrbios que vão da linguagem oral até a escrita. São as alterações na linguagem oral que contribuirão para o desenvolvimento dos distúrbios na escrita, como fica apontado em grande parte dos casos.

Esse distúrbio é caracterizado pelas alterações de compreensão da leitura de palavras, frases e textos, ou pelas dificuldades de integrar significados de palavras em sentenças e destas em textos. Sendo assim, os menores com essa enfermidade criam histórias, no entanto com habilidades diferentes dos outros. A maior dificuldade é apresentar conclusões por meio de múltiplos dados. Em muitos casos apresentam dificuldade em elaborar estruturas coesivas e coerentes.

Fonoaudiologia para pessoas com distúrbio e escrita

A investigação se faz necessária por parte da Fonoaudiologia quando crianças apresentam dificuldades e fracassos na escola. Assim sendo, o Fonoaudiólogo averiguará se a criança tem condições de estar em ambiente escolar para acompanhar os demais. Além disso, estipulará formas especiais de reduzir os efeitos dos distúrbios.

A Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais para atender pessoas que estejam com distúrbio e escrita. Nossos Fonoaudiólogos atuam em domicílio, preservando o conforto de seu pacientes. Para mais informações entre em contato. Será um prazer atendê-lo.

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)