Pré-consulta grátis. Solicite mais informações

Mutismo seletivo

DÚVIDAS NO TRATAMENTO?
Entre em contato com a nossa central de atendimento
  4020-6719
MAIS
ACESSADOS
• Dislexia
• Disortografia
• DPA - Desordem do Processamento Auditivo
• Distúrbio de Leitura oral e escrita
• Discalculia
TRATAMENTOS
RELACIONADOS
• Disgrafia
• Distúrbios Articulatórios
• Distúrbios e Escrita
• Mutismo seletivo
• TDAH
MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Fonoaudiologia em Casa
Marcação Equipe da Central
Marcação Central na Mídia
Marcação Tratamentos
Marcação Aparelhos e Equipamentos
Marcação Dicas de Saúde
Marcação Depoimentos Sobre a Central
Marcação Rede de Parceiros
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ESPAÇO
DO CLIENTE
Para acessar, digite seu email e senha abaixo:
esqueci minha senha
 › 
Mutismo seletivo

O mutismo seletivo é caracterizado pela incapacidade do indivíduo de falar em determinados locais ou com pessoas que não sejam de sua intimidade. É mais comum que o distúrbio tenha início até os cinco anos de idade, sendo mais observado em crianças em idade escolar.

Os primeiros sintomas são a timidez excessiva, relutância para falar com pessoas estranhas, ansiedade e fobia social. Muitas vezes, o distúrbio passa despercebido por ser confundido com falta de vontade de se comunicar, porém, pessoas com mutismo seletivo tentam a comunicação, mas não conseguem pelo pânico.

Embora não interfira na capacidade cognitiva e na concentração, crianças que tem esse distúrbio são prejudicadas na escola. Por não conseguirem se comunicar, tem dificuldade em interagir com as outras crianças, não conseguem se dirigir ao professor, não respondem quando questionadas e, em alguns casos, trocam a comunicação verbal pela gestual.

É importante também não confundir com mudez ou com autismo. No caso da mudez, o indivíduo não tem a capacidade física de falar. Já no caso de autistas não-verbais, a dificuldade de aprendizagem da língua falada impossibilita a comunicação verbal, mesmo que haja a capacidade física de falar.

Pessoas com mutismo seletivo tem capacidade de aprendizagem igual à das outras pessoas, ou até superior, já que tem mais facilidade de se concentrar; possuem conhecimento da língua e capacidade física total.

O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar, que envolve psicólogos e fonoaudiólogos. Os principais métodos são colocar a criança em uma sala com alguém de sua confiança e, gradualmente, introduzir uma nova pessoa na sala; e estimular a criança a articular as palavras em situações incomuns.

  Dúvidas sobre Mutismo seletivo?
Deixe seu nome e telefone que entraremos em contato com você em no máximo 1 hora
Nome:
Telefone: