Miastenia Grave

A miastenia grave é uma doença autoimune que faz com que os anticorpos ataquem estruturas que controlam os músculos, provocando a fraqueza muscular progressiva. É mais comum entre mulheres com idade entre 20 e 40 e entre homens acima de 60 anos.

Os sintomas iniciais são: fraqueza da pálpebra, dificuldade para abrir os olhos ou piscar, fraqueza dos músculos dos olhos (causa do estrabismo e visão dupla), voz anasalada e cansaço muscular excessivo após atividades físicas.

Em casos mais graves, a doença pode causar fraqueza nos músculos do pescoço, dificuldade na fala e deglutição, fraqueza nos braços e pernas, dificuldade de escrita e dificuldade para subir escadas e levantar os braços.

A miastenia grave pode causar também problemas respiratórios, pois compromete os músculos responsáveis pela circulação de ar pelo corpo. Essa condição é chamada de crise miastênica e pode levar a morte quando não é tratada.

Para pessoas que sofrem de ansiedade e estresse, os sintomas pioram. Outros agravantes são a exposição ao sol e o esforço físico.

Não existe cura para a doença, porém, alguns medicamentos, vendidos sob prescrição médica, reduzem a produção de anticorpos contra as estruturas musculares.

Sessões de fisioterapia podem ser necessárias – fisioterapia respiratória nos casos de crises miastênicas e fisioterapia motora para o fortalecimento dos músculos. O acompanhamento de um fonoaudiólogo é necessário para auxiliar na recuperação da motricidade orofacial, da fala e da deglutição.

Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados em tratar miastenia grave. Para mais informações entre em contato pelo site ou pela nossa central de atendimento.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)