Disartrofonias

Disartrofonia é uma patologia resultante de problemas neurológicos. As lesões do cérebro podem afetar a fala, pois os músculos responsáveis pela produção fonoarticulatória ficam incapazes de cumprir com suas tarefas. Alguns dos sintomas básicos é a imprecisão articulatória, qualidade vocal fraca e velocidade de fala reduzida.

Os danos afetam principalmente o padrão vocal, articulatório e o ato de deglutir. Dessa forma, os impactos são extensos, visto que a comunicação é um instrumento essencial para que haja uma relação social. Em alguns casos, pessoas com Doença de Parkinson (DP) apresentam Disartrofonia. O problema pode piorar se um fonoaudiólogo não for consultado, enquanto a enfermidade estiver em fase inicial.

Fonoaudiologia para tratar Disartrofonia

Os métodos de tratamento são organizados de acordo com o quadro clínico do paciente. Dessa forma, é preciso que o profissional tenha dados detalhados sobre a pessoa, pois são raras às vezes em que alguém é diagnosticado apenas com Disartrofonia.

A terapia fonoaudiológica para esta doença é com alongamento dos músculos supra hioideos, técnicas de sobrearticulação, relaxamento cervical e corporal. Além disso, o fonoaudiólogo pedirá para que o paciente execute diferentes expressões faciais, entre outros.

Central da Fonoaudiologia disponibiliza profissionais que realizam tratamento em domicílio. A finalidade é fazer com que os pacientes não percam a comodidade e o conforto de seus lares. Para mais informações entre em contato.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)