Leucoplasias

Órgãos de saúde definem a  Leucoplasia como uma placa branca. É considerada uma lesão pré-maligna, com índices de desenvolvimento baixo. Seu diagnóstico é caracterizado como um carcinoma, ou seja, é tido como um tumor maligno desenvolvido a partir de células específicas. Os sintomas são facilmente perceptíveis clinicamente, uma vez que é apresentada uma mancha branca que não pode ser removida por raspagem, pode ser lisa, rugosa ou verrugosa, com diversos tamanhos e com bordas fortemente demarcadas, que fica localizada – na maioria das vezes – na língua.

O comprometimento da fala e da comunicação são alguns dos principais danos causados por ela. Essa lesão é muito comum em pessoas do sexo masculino, ocorrendo com aqueles que tenham mais de 40 anos. Além disso, pode ser diagnosticada em pacientes com HPV, podendo ser observada em indivíduos que tenham realizado transplante ou que sejam portadores de HIV. Alguns fatores que contribuem para o seu surgimento também estão relacionados com hábitos de fumar e também ligada a dentes e próteses (cáries, fraturas, restaurações com infiltrações etc).

Fonoaudiologia para pessoas com Leucoplasia

Leucoplasia pode está ligada a fatores genéticos, fumo, uso de álcool, abuso vocal ou comportamento vocal inadequado. Sua ocorrência se dá em homens adultos que apresentam fadiga vocal e, consequentemente, a voz fica rouco-áspera. Em casos de a rouquidão persistir por mais de 15 dias, um Fonoaudiólogo deve ser consultado.

Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais qualificados para atenderem em domicílio. Os serviços têm como finalidade preservar o conforto dos pacientes. Para mais informações de como funciona e como atua a Central entre em contato. Será um prazer atendê-lo.

Obrigado pela leitura!
Equipe Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)