Presbifonias

Nossa voz é produzida a partir da passagem de ar pela laringe, o que causa a vibração das cordas vocais. Após esse processo, o som criado passa pelas cavidades de ressonância: o nariz e a boca. Conforme envelhecemos, as cordas vocais começam a arquear, causando a flacidez, tremulação, fraqueza e monotonia da voz. Essa condição é conhecida como presbifonia.

Embora seja um processo natural, o nível de alteração depende da qualidade de vida, saúde, hábitos alimentares e cuidados prévios com a voz. O tabagismo é um dos maiores responsáveis pela alteração vocal, principalmente quando é consumido com o álcool, pois a combinação causa choque térmico nas pregas vocais.

O primeiro sintoma é a rouquidão persistente, que dura por mais de três dias. Neste caso, principalmente se o uso de medicamentos indicados pelo médico não solucionarem o problema, é necessário o acompanhamento com um profissional de fonoaudiologia.

Para prevenir a presbifonia, é recomendado o consumo de líquido, principalmente água, pois influencia na lubrificação da laringe. Alimentos de difícil ingestão também devem ser evitados. Para profissionais da voz, é necessário o aquecimento e desaquecimento vocal e exercícios de relaxamento anterior às atividades.

Portanto, a presbifobia moderada é uma condição natural do ser humano e deve ocorrer em algum momento da vida, porém, alterações significativas e desconfortos vocais exigem acompanhamento médico.

Central da Fonoaudiologia dispõe de profissionais habilitados em tratar problemas vocais. Para mais informações entre em contato pelo site ou pela nossa central de atendimento.

Obrigado pela leitura!
Atenciosamente,
Central da Fonoaudiologia.

Solicite uma ligação de nosso Atendimento
(inclusive aos fins de semana)